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Inscrições prorrogadas até dia 10 de maio.

Inscrições prorrogadas até dia 10 de maio.

O regulamento para participar do concurso social do 18º Fest'In, já está disponível.

O Fest'In (Festival Universitário de Propgand do Interior) é realizado pela APP Ribeirão, com foco nos futuros profissionais. Dentro das atividades do Fest'In, o concurso social é realizado e entregue à sociedade desde sua primeira edição.

O Prazo para entrega das campanhas: 8 de maio de 2019.
Fest’In 2019: 18 de maio de 2019 no Wyndham Garden Ribeirão Preto Convention.

Regulamento do Concurso Social do 18º Fest’in - 2019

Tema do Concurso: Incentivo à Doação de Sangue pelo Jovem

Artigo I

Poderão participar do Concurso Social do 18º Fest’in grupos de alunos de uma mesma faculdade inscritos em qualquer etapa dos cursos superiores de Comunicação, compostos por um mínimo de 3 e um máximo de 6 integrantes. Para fins de validação da inscrição dos trabalhos, todos os membros do grupo deverão também estar inscritos nas palestras do 18º Fest’in;

Artigo II

A comissão organizadora do 18º Fest’in se responsabilizará pela seleção e julgamento das peças inscritas, das quais sairão o shortlist e as premiações de 1º, 2º e 3º lugares da campanha. O shortlist será revelado na manhã do dia do evento, com a exposição das peças no salão do evento;

Artigo III

É obrigatória a entrega de todas as peças relacionadas da campanha e a ficha de inscrição do concurso devidamente preenchida.

As equipes estarão livres para apresentar outras peças e ações que julgarem relevantes ao desenvolvimento do conceito criativo de sua campanha, além das obrigatórias.

Artigo IV

A APP Ribeirão se reserva ao direito de utilizar a campanha vencedora, promovendo as adaptações que julgar necessárias para sua produção, sem alterar o conceito básico das peças. A campanha vencedora deverá ser produzida por profissionais e doada para veiculação nos canais de mídia apropriados. A produção e a veiculação da campanha são atividades oriundas da parceria da APP-RP com os veículos de comunicação e empresas de produção, e a execução destas atividades ocorrerá conforme a disponibilidade de espaços publicitários e recursos obtidos pelas parcerias.

Artigo V

O material deverá ser entregue na sede da APP (Rua Sargento Silvio Delmar Hollenbach, 831 – Nova Ribeirânia – Ribeirão Preto – SP – CEP 14096-590), até as 18h do dia 08 de maio de 2019, juntamente com a ficha de inscrição, que deverá ser assinada pelo coordenador do curso, dando legitimidade à inscrição.

Artigo VI
                                                                                                                                                    
O trabalho poderá ser retirado no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a realização do 18º Fest’in, na sede da APP. Depois desta data, não será aceito nenhum tipo de reclamação quanto à destinação e arquivo das peças inscritas.

Artigo VII

 No julgamento da CAMPANHA, serão eleitas e premiadas as 3 (três) melhores campanhas (premiações bronze, prata e ouro). A melhor campanha será laureada com o troféu “Prêmio Universitário”, e deverá ser produzida e finalizada por profissionais da área, podendo ser também veiculada, por tempo indeterminado, em canais de comunicação parceiros da APP-RP, conforme artigo IV

  • Prêmio Editora Abril: A CAMPANHA vencedora também será agraciada com a veiculação do anúncio na Revista Veja Paulista II (Ribeirão e região nordeste do estado), conforme a disponibilidade de espaço publicitário e recurso obtido pela parceria.

Artigo VIII

A comissão organizadora do Fest’in é soberana para proceder com alterações que julgar necessárias, no decorrer da organização do evento.

Artigo IX

Os membros das equipes participantes declaram que são os legítimos e exclusivos autores dos trabalhos, respondendo por quaisquer danos a terceiros por eventuais infrações que representem a violação de quaisquer direitos, inclusive o de propriedade intelectual e industrial; e concordam em doar integralmente e gratuitamente os direitos autorais patrimoniais das peças inscritas neste concurso, através da assinatura de documento específico para esta finalidade, em ato a ser conduzido após a revelação dos ganhadores do concurso.                                                                                                                                           

O ato da inscrição implica na aceitação integral dos termos deste regulamento.

Artigo X 

A precondição para a inscrição dos trabalhos do concurso, em número ilimitado, é a inscrição de todos os participantes do grupo para o dia das palestras.

O valor individual de inscrição para o dia das palestras será de:

  • Sócios APP e estudantes das universidades patrocinadoras do Fest’in:

R$ 45,00

  • Não sócios: R$ 90,00

O 18º Fest’in acontecerá no dia 18/05/19, no Hotel Wyndham Garden, em Ribeirão Preto, das 8h às 17h.  Mais informações sobre a programação estarão disponíveis no site www.festin.com.br.

BRIEFING DE CRIAÇÃO DO CONCURSO SOCIAL DO 18º FEST’IN / 2019

O Fest’in, Festival Universitário do Interior, é um evento voltado aos estudantes, visando o aprimoramento e a ampliação dos conhecimentos na área de comunicação. O concurso social está inserido na sua programação porque busca o engrandecimento e enriquecimento do perfil do futuro profissional do mercado, além de representar uma importante ação da APP-RP junto à sociedade, demonstrando a importância da propaganda para a disseminação de temas de interesse coletivo.

Veja as informações necessárias sobre este case no briefing abaixo:

CLIENTE:

- APP RIBEIRÃO / HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO (Cliente Real)

ENTREGA DOS MATERIAIS DO CONCURSO:

10/05/2019 (4af) – 18h

TEMA:

Incentivo à Doação de Sangue (pelo Jovem)

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

“O Brasil é um País que tem estatística de doação inferior à proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a qual cita que a autossuficiência em componentes sanguíneos deve ser conseguida quando o número de doações de sangue for de 3 a 5% da população”. Fonte: ABHH

No Brasil o número de doadores histórico é inferior a 2% da população, o que representa um déficit constante de oferta do sangue necessário para atender a toda a demanda transfusional, e, por isto, uma razão concreta para o uso da força da comunicação em favor de um objetivo social.

A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar vidas. Dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos. O sangue é imprescindível também para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

QUE MENSAGEM BUSCAMOS NA COMUNICAÇÃO DO CONCURSO DO 18o FEST’IN?:

A comunicação desta campanha tem os seguintes objetivos:

Público-alvo:

A doação de sangue poder ser feita por qualquer cidadão com idade entre 18 a 65 anos.

São divididos em 4 grandes grupos:

  • Doador de Reposição: aquele que é chamado pela família ou amigos para doar, pois é necessário repor o consumo de alguém próximo;
  • Doador Habitual: tem na prática da doação um hábito (homens podem fazer a doação a cada 60 dias; mulheres a cada 90 dias)
  • Doador Esporádico: pessoa que faz a doação sem frequência habitual;
  • Doador de Primeira vez: normalmente composto por um público mais jovem, que está apto à doação, mas que nunca a fez antes, e que não tem na prática um hábito;

Portanto, apesar de existirem diversos grupos doadores, o público-alvo da campanha do Concurso Social do 18º. Fest’in deve ser o do grupo dos DOADORES DE PRIMEIRA VEZ,  com ênfase no público jovem, com idade entre 18-25 anos;

Objetivos da comunicação:

O cliente deseja ampliar a base da população doadora, e para tanto entende que um dos principais públicos a ser estimulado é o jovem, que precisa ser sensibilizado para a importância do ato de doar , e para que faça disto um hábito.

Buscamos ampliar o grupo dos Doadores de Primeira Vez;

Posicionamento na comunicação:

  • A doação de sangue, além de um ato associado à cidadania, é também um ato associado à vida saudável e com qualidade (para ser doador, tem que estar com uma boa saúde);
  • A doação de sangue é 100% segura para quem doa;
  • A linguagem deve ser jovial para poder ter força de convencimento;

Informações relevantes para o contexto das ideias de comunicação:

  • Atualmente a população doadora é composta de aproximadamente 1,6% da população. Para que se atinja a autossuficiência seria necessário que este número atingisse 3% da população;
  • O sangue é um elemento insubstituível;
  • A cada doação de 1 bolsa de sangue, 4 pessoas são ajudadas
  • O público em geral tem muito medo do ato de doar (daí a necessidade de dizer que é 100% seguro) e há muitas “crendices” a respeito: uma parcela significativa dos doadores potenciais têm medo da agulha; temem deixar o sangue fino; receiam serem infectados por outras doenças ou tornarem-se “viciados”; têm ainda medo de passar mal;
  • A reposição de sangue precisa ser feita com constância, pois a vida útil dos componentes do sangue é pequena. A título de exemplo: hemácias duram em média 15 dias; o plasma 5 dias; as plaquetas até 1 ano;
  • O desafio é que todo doador passa por um rígido processo de triagem, para avaliar se está apto a fazer a doação, e isto faz com que o número de voluntários aptos a doar acabe por ser reduzido;
  • Por ser um direito constitucional assegurado, a doação de sangue tem que ser sempre um ato público e espontâneo, sem vínculo a qualquer benefício direto ou indireto;

Portanto, a ideia central dos objetivos de comunicação são assim resumidos:

 Mensagem principal: Jovem, seja um doador de sangue

 Mensagem secundária: Doar sangue é seguro, é saudável, é legal.

 Consulte referências de artigos e campanhas no site do 18º Fest’in.

Referências de campanhas:

O universo publicitário é pleno de exemplos de campanhas premiadas internacionalmente e nacionalmente com o tema. Aqui separamos algumas inspirações recentes para ativar sua criatividade. Mas lembre-se, originalidade em propaganda, é tudo!!

Case Meu Sangue é Rubro-Negro

https://www.youtube.com/watch?time_continue=32&v=qyEuvRS02C8

 

Blood Donors Campaign

https://kbednarski.com/project/blooddonors/

 

Pay with Blood

https://www.youtube.com/watch?time_continue=23&v=fJ7S9E4eWyQ

 

Hashtags for life

https://www.youtube.com/watch?v=fYIZgRAcc7U

 

Missing Types

https://br.adforum.com/award-organization/6650183/showcase/2017/ad/34524922

 

Campanha Doação de Sangue 2018 – Min. Saúde

https://www.youtube.com/watch?v=a5cvIpEpnsw

 

SBT Filmes de Terror

https://geekpublicitario.com.br/32912/sbt-filmes-terror-doacao-sangue/

 

Fundação Pro-Sangue

https://acontecendoaqui.com.br/propaganda/publicis-assina-campanha-da-fundacao-pro-sangue-que-incentiva-doacao-de-sangue

 

Sites e dados sobre o tema:

 

http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/

 

http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/canal-do-doador/duvidas-e-perguntas/

 

https://www.doesanguedoevida.com.br/

 

PEÇAS A SEREM DESENVOLVIDAS PARA O CONCURSO:

 

Os participantes deverão desenvolver uma campanha publicitária para o tema proposto, com conceitos claros, criativos, coerentes e únicos. O conceito criativo da mensagem da campanha deverá ser desenvolvido em 4 peças publicitárias obrigatórias (abaixo relacionadas), podendo também ser expresso em outras peças de caráter não obrigatório.

 

PEÇAS DE CRIAÇÃO OBRIGATÓRIAS:

 

Vídeo para a internet: o grupo deverá criar, roteirizar, produzir e editar um vídeo (de até no máximo 3 minutos) para a internet, desenvolvendo a mensagem com o tema da campanha; este vídeo deverá ser gravado e encaminhado à organização em mídia digital;

Comercial de TV – sinopse e roteiro com story board de um VT de 30’, para ser veiculado em TV aberta, sendo que os 3 segundos finais deverão ser reservados para a inserção da logomarca de apoio do veículo (não é necessário gravar VT);

Revista layout de uma página (formato 21 x 28 cm), sem limite de número de cores, colada em cartolina branca ou preta, sem identificação, juntamente com cópia do material em formato digital (PDF ou JPG);

Outdoor – formato padrão (9 x 3 m) sem limite de número de cores, colada em

cartolina branca ou preta, sem identificação, juntamente com cópia do material em

formato digital, gravada em CD (PDF ou JPG).

Obs.: o envio de trabalhos incompletos, que não contemplem uma ou mais peças obrigatórias, poderá implicar na desclassificação do trabalho.

PEÇAS DE CRIAÇÃO NÃO OBRIGATÓRIAS:

Ação de ativação: criação de ação(s) que possa trazer o público-alvo para uma experiência sensorial ou de vivência associada ao tema central da mensagem, e que provoque a sensibilização do público para a obtenção dos objetivos da campanha; pode envolver distribuição de brindes, materiais promocionais, esquetes, etc.

Spot rádio – enviar texto para um spot de 30’ (não gravar spot);

Cartaz- layout, no formato A3, sem limite de número de cores, colada em cartolina

branca ou preta, com margem de 5 (cinco) cm, sem identificação, juntamente com

cópia do material em formato digital (JPG);

Flyer: formato A4

Banner para internet: arquivo SWF ou GIF com 468x60px.

Obs.: as equipes estarão livres para apresentar outras peças e ações que julgarem

relevantes ao desenvolvimento do conceito criativo de sua campanha.

ASSINATURA DA CAMPANHA

Assina a campanha

INICIATIVA: Logomarca da APP Ribeirão e HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO (Cliente Real)

Os arquivos para download estarão disponibilizados no site www.festin.com.br.

CRITÉRIO DE JULGAMENTO

As campanhas serão julgadas tendo em vista:

1) Criatividade;

2) Clareza, objetividade e assertividade da mensagem;

3) Ineditismo na abordagem; (Ninguém nunca viu!)

4) Desenvolvimento do tema nas diferentes mídias, mantendo a coerência, unidade e força da mensagem central da campanha em todas as peças publicitárias produzidas.