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SPCine inclui publicidade em incentivos para o audiovisual

Por: M&M | Karina Balan Julio
SPCine inclui publicidade em incentivos para o audiovisual divulgação

Agência lança consulta pública sobre programa de cash rebates, propondo reembolsos a produções que tenham São Paulo como cenário, ações sustentáveis e políticas afirmativas.

Prefeitura de São Paulo lança nesta semana uma consulta pública sobre propostas de incentivos para filmagens na cidade. Parte do “Programa de Atração de Filmagens à Cidade de São Paulo”, as propostas preveem uma política formal de seleção e apoio financeiro, via cash rebate (reembolso), para produções nacionais e internacionais que escolham a cidade como cenário ou como parte de sua narrativa. 

A iniciativa visa gerar mais oportunidades para o setor do audiovisual na cidade, e é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine, contando com recursos da Secretaria Municipal de Turismo. “Os cash rebates são interessantes porque os recursos são gastos na cidade com produtoras e equipes locais. O dinheiro não viaja para fora do País, mas fica na própria cidade”, explica Laís Bodanzky, cineasta e presidente da SPCine.

Ao todo, o programa de atração contempla cinco linhas de incentivo, com reembolso entre 20% e 30% que valem para produções internacionais e também projetos nacionais com grande potencial de internacionalização.

Uma grande novidade do programa é que, além de longas metragens, animações e séries, as linhas de incentivo incluem a produção de peças publicitárias internacionais, com orçamento de no mínimo R$ 2 milhões.

Ao incluir a publicidade no programa, o objetivo é colocar a cidade no radar das grandes campanhas do mundo. “Ao analisar o perfil das filmagens na cidade de São Paulo, compreendemos que 50% são do setor publicitário, um percentual significativo que gera impacto na economia local e em empregos diretos e indiretos. Temos uma cidade camaleônica e com potencial de receber filmagens de campanhas de grande porte”, justifica Laís.

Políticas de cash rebates são adotada pelo mundo todo, em cidades como Londres, Madri e Nova York, e respondem a uma demanda do audiovisual brasileiro para atrair investimentos ao setor no País. 

“A cidade de Nova York, por exemplo, foi construída com incentivos da Film Comission local, que refez a imagem da cidade. Muita gente conhece NY através do imaginário que viaja em filmes e publicidade. Nossa intenção é exatamente levar São Paulo para o mundo”, argumenta Laís.

Ações afirmativas

As linhas de incentivo propostas contemplam ainda reembolsos a produções que tenham ações afirmativas de gênero e raça, com profissionais negras e negros em cargos criativos, equipes técnicas e elenco, por exemplo. 

O reembolso pode chegar a 30% nesses casos. A proposta contempla o plano de políticas afirmativas da SPCine, criado em setembro de 2019, para estabelecer mecanismos de inclusão no setor.

Sustentabilidade e pandemias

O programa também contempla maiores percentuais de reembolso a produções sustentáveis, que façam o manejo adequado de resíduos no set e tenham ações pró-meio ambiente.

O edital tem ainda uma cláusula expressa sobre o impacto de pandemias em produções. Dada a experiência de cancelamentos de filmagens por conta da pandemia de Covid-19, o objetivo dessa cláusula é proteger empregos e garantir o pagamento de salários mínimos a trabalhadores do audiovisual, em caso de pandemias.

A consulta pública do “Programa de Atração de Filmagens à Cidade de São Paulo” será realizada pela internet até o dia 24 de julho, e contará ainda com duas audiências públicas, uma nacional e outra internacional, para debater o edital. As audiências ainda não têm data definida.