Notícias

Profissionais julgaram peças inscritas no FestDigital no último final de semana

Por: Milagre do Verbo Comunicação
Profissionais julgaram peças inscritas no FestDigital no último final de semana grupo luz

Edição deste ano do festival promovido pela APP Ribeirão recebeu mais de 300 inscrições de todo o país; cerimônia de premiação acontecerá, em 29 de agosto, no Wyndham Garden Ribeirão Preto Convention.

As mais de 300 peças inscritas no FestDigital 2019, festival mais importante e inovador da área de comunicação online do interior brasileiro, foram julgadas por profissionais convidados neste último final de semana. Martin Montingelli, da Repense Comunicação, e Alexandre Prado, da agência WMCCANN, foram os jurados da parte online. César Pereira, da produtora Cordel Áudio, Dario Santaella, da Squad, e Gustavo Cavinato, da SunsetDDB, formaram o júri de áudio.

Os cinco componentes do júri deste ano foram unânimes em afirmar que houve uma melhora significativa na qualidade das produções em disputa em todas as 18 categorias – oito em áudio e 10 em online. Para Pereira, mesmo quando a produção contém algumas falhas, o que se sobressai é sempre a ideia. “Deixem ela ‘viajar’ e, depois, que se façam os ajustes necessários. Usar a liberdade na hora de criar é fundamental”, disse o jurado.

Santaella achou interessante o grande número de peças postas em julgamento e o cuidado com o produto do cliente. “Foi possível reconhecer o carinho com a escolha dos timbres e das vozes, o sound design, o comprometimento em fazer a música ‘vestir’ a produção”, salientou o especialista.

Único redator no trio no júri de áudio, Cavinato ressaltou a importância das produtoras inscreverem peças em festivais. “Assim é possível comparar o seu trabalho com o que se faz em outras cidades, outras regiões. E estar em um shortlist, por exemplo, aumenta a autoestima da agência e do cliente e fortalece o mercado”, disse.

Complexidade X simplicidade

Prado disse que as peças avaliadas mostraram grande grau de evolução. “Há diversas formas de se contar uma história. Muitas delas não têm a ver com o grau de complexidade, mas com a simplicidade da ideia. Se antes era necessário uma grande estrutura de produção para um resultado eficaz, hoje, em alguns casos, com menos recursos é possível fazer uma boa entrega. O importante é que a ideia seja respeitada”, frisou.

“Houve cases interessantes e campanhas bem estruturadas. Isso mostrou, por exemplo, que as marcas estão fazendo seus trabalhos, por meio das agências, focadas em resultados. Vimos postagens bem ‘fora da caixa’, com conteúdo relevante, storytelling e Branded Content”, contou Montingelli.

FestDigital 2019

O FestDigital 2019 – Online e Áudio, realizado pela APP Ribeirão, já se tornou referência e inspiração para a área digital do mercado publicitário. O festival tem como princípio reconhecer e premiar os trabalhos desenvolvidos na região, além de incentivar os investimentos em talentos e tecnologia, visando ao aperfeiçoamento da criatividade e da qualidade dos serviços técnicos das agências do interior do país.

Outra marca do FestiDigital é atuar para profissionalizar o mercado, com a constante reciclagem de profissionais de criação e de produção, buscando manter em seus respectivos mercados os investimentos em produção online e audiovisual. “Buscamos lançar novos talentos locais e regionais, profissionais que, na busca constante por atualização, agregam valor ao mercado de produção do interior do Brasil”, afirmou Toni Valente, presidente da APP Ribeirão.

A cerimônia de premiação do FestDigital 2019 – Online e Áudio acontecerá no dia 29 de agosto, no Wyndham Garden Ribeirão Preto Convention.