Notícias

Pequenas Mentiras, grandes prejuízos.

Por: Flavio Waiteman
Pequenas Mentiras, grandes prejuízos. divulgação

Este não é um post moralista. Não tenho condições de entrar nesse assunto por tal porta. É apenas um post relativo a administração de negócios do dia a dia de agências de publicidade.
Uma simples Pequena Mentira de um prazo, de um detalhe que todos deveriam saber, gera muito prejuízo. Hoje tudo está interligado em equipes enxutas e não há espaço para relações pautadas por Pequenas Mentiras.
Um trabalho de agência pode ser metaforizado como um jogo de cartas. Você precisa ter algo para colocar na mesa. E como trabalhamos com idéias que resolvem problemas reais, um jogo mental, necessariamente deve ser um jogo sem trapaças. Com charme, inteligência, estilo, graça, mas não blefe.
Precisa ser mesmo algo honesto.
A publicidade utiliza fantasias e figuras de imagem para falar a verdade. E não há nada mais antigo, demodê, old fashion que as Pequenas Mentiras. Que na sedução das palavras podem ser douradas como blefes, omissões, fintas... nada disso. 
São tão somente na mediocridade de quem as produz, Pequenas Mentiras. Escondem inseguranças, ocultam preguiça, falta de talento e são elas que colocam tudo a perder.
Pequenas Mentiras formam uma cadeia de perdas financeiras visíveis. Tomar como exemplo uma informação que alguém tem num processo criativo, mas deixa de passar para frente. Vai dar na trave. Vai ter refação. Refação é prejuízo. Simples.
E quando as pequenas mentiras se acumulam num mesmo trabalho. Geram em cadeia os seguintes contratempos, parece óbvio, mas vale a pena postar sobre eles: time sheet jogado fora; dedicação a resolução de um problema que não existe causando desanimo e cansaço; utilização do tempo de maneira emergencial, causando idéias emergênciais e não efetivas.
Coisa antiga e imperdoável nos tempos de eficiência que os clientes vivem e cobram soluções melhores por fees cada vez menores.
Hoje em dia essa geração que chega na criação é no mínimo honestíssima. Não aceita Pequenas Mentiras. Não faz parte do mundo moderno isso.
Os criativos vão odiar quem faz isso. Porque consome tempo precioso para as atividades que amam. Consome a vida. E a vida não se concentra mais numa agencia. Essa garotada tem toda razão.
Experimente mentir numa rede social. O que acontece?
Serve para marcas. Serve para redes sociais. Serve para o local de trabalho. Serve para a agência.
Pequenas Mentiras levam prejuízo em massa as estruturas e o principal deles é: os talentos de verdade procuram outro lugar para trabalhar.
Simples assim. Uma start up. Um co-working. Ou uma agencia que tenha um bom clima. Um relacionamento honesto e franco. Aonde a pequena mentira do prazo, da pauta; da preguiça em descobrir realmente qual o problema a ser resolvido; a mentira de que trabalhou até tarde por isso chegou tarde; que foi você que teve a idéia; que juntou três idéias de leões passados para fazer uma outra nova, etc. etc. etc. Tudo isso traz prejuízos financeiros e emocionais. E vivemos num pais em depressão econômica. Cada centavo desperdiçado será um corte. Menos pessoas, e menos talentos, mais crise ainda. 
Cuidado com as Pequenas Mentiras.
Pequenas mentiras derrubam aviões. Pequenas mentiras sangram as agências em seu budget e sua imagem no mercado como um lugar aonde a palavra muda de acordo com o vento.
Pequenas mentiras, possuem pernas pequenas mas o tombo é sempre grande. De todos.
Use na agência o que pai e mãe pede para usar em casa e na vida. Só a verdade.

Flavio Waiteman
Diretor nacional de criação da Agência Escala