Notícias

Mais de 30 Órgãos Públicos participaram do Workshop "Governo Presente: A Publicidade na Administração Pública"

Por: Focco Comunicação
Mais de 30 Órgãos Públicos participaram do Workshop Evento discutiu a importância da publicidade nas ações governamentais.

No dia 18 de maio, aconteceu o workshop Governo Presente: A Publicidade na Administração Pública. O evento, realizado pela APP -Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto, aconteceu na FAAP e contou com aproximadamente 100 pessoas representando 30 prefeituras, câmaras e autarquias da região, que assistiram palestras e painéis que abordaram o trajeto da publicidade pública, do processo licitatório à execução do contrato, a partir da Lei 12.232/10, que regulamenta este nicho da comunicação em todo o país.

O presidente da APP, Toni Valente, abriu o evento e abordou a seriedade do assunto. “Esse workshop trazido pela APP é extremamente esclarecedor para que primeiramente os órgãos públicos entendam a maneira correta e a importância de fazer publicidade e levar informação à população, para que depois, em um segundo momento, as agências também tenham o conhecimento necessário para atender essa demanda”, explica.

Esse projeto começou a ser idealizado há quase dois anos. “Devido à experiência trabalhando com publicidade governamental e pública, percebi que muitas dúvidas permeiam a mente dos gestores, prefeitos e vereadores. Por se tratar de um tema delicado e embasado no mapeamento realizado através de um instituto de pesquisa, conseguimos formatar o workshop para esclarecer e auxiliar nas mais distintas dificuldades. Esta lei é um marco decisivo na publicidade governamental, pois trouxe mais transparência e implantou ferramentas efetivas para o controle das verbas públicas, trazendo maior segurança jurídica a todos os envolvidos”, afirma Gustavo de Castro, diretor responsável pela área de publicidade pública da APP Ribeirão, consultor político e um dos palestrantes do workshop.

Muitos representantes de Ribeirão Preto e da região marcaram presença.  O prefeito de Jardinópolis, Dr. João Ciro Marconi, avaliou como esclarecedor. “Fiquei muito satisfeito com tudo o que vi e vou levar para minha cidade essas informações, inclusive sobre o direito da população diante do poder público de ter acesso à informação passada através da publicidade”, comentou o político.

Participaram como palestrantes: Toni Valente, publicitário, consultor de marketing e presidente da APP Ribeirão; Anderson Silva, diretor da Factual Pesquisa de Mercado e Opinião; Gustavo de Castro, Diretor da APP Ribeirão e diretor de novos negócios da Versão Br comunicação e marketing e Dr. Paulo Gomes de Oliveira, advogado, especialista em Direito da Comunicação e consultor jurídico de entidades, como ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade); ABRADI (Associação Brasileira de Agentes Digitais); APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) entre outras.

Entre os temas abordados na programação os destaques ficaram por conta da apresentação de uma pesquisa inédita, realizada em 2017, com os agentes públicos na região metropolitana de Ribeirão Preto, que levou o nome “Mapeamento da publicidade nos órgãos públicos” além de outras como “O papel da associação na capacitação e qualificação do mercado de comunicação”; “Por que fazer publicidade institucional e de utilidade pública”; “Proposta técnica e execução do contrato de publicidade” e “Aspectos legais da Lei 12.232/10 – Preparando a licitação para a contratação de serviços de publicidade”.