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Inbound Marketing: seu cliente como protagonista da sua comunicação

Por: Flavia Rocha
 Inbound Marketing: seu cliente como protagonista da sua comunicação

A tecnologia e as redes sociais mudaram o jeito das pessoas comprarem. E sua empresa? Mudou o jeito de vender? Quem é o protagonista da sua comunicação? Você ou seu cliente?

Esta é a principal questão trabalhada dentro do Inbound Marketing ou marketing de atração. Enquanto no formato de marketing tradicional o objetivo é ir até o cliente, no Inbound o objetivo é promover seu negócio na internet levando os clientes até você. Nele, o seu público é o personagem principal da sua comunicação que passa a ser direcionada para despertar o interesse, atrair, manter e converter, processo que chamamos de “funil de vendas”, ou seja, você acompanha os passos de seu cliente desde o momento em que ele toma conhecimento de seu produto ou serviço até a efetivação do negócio.

Mas, como despertar o interesse do seu público-alvo e transformá-lo em um cliente potencial, chamado aqui como um lead qualificado? A resposta é “quase” simples: Com conteúdos que sejam interessantes para ele, que respondam suas dúvidas, que sejam relevantes, úteis e instrutivos. Hoje, ao navegar na internet, os clientes não procuram pelo seu produto e sim pela resolução do problema que ele tem. Sua empresa está vendendo essa solução ou apenas se vendendo? O seu cliente pode estar apenas começando a pesquisar sobre o seu produto ou serviço, ou pode estar no fundo do funil, já tomando a decisão de compra. Por isso é importante produzir conteúdos para sustentar todas as etapas, desde o despertar do interesse, até uma promoção de descontos.

As pessoas estão cada vez mais deixando de dar atenção para empresas que fazem apenas propaganda de si mesmas. O consumidor compra de quem apresenta soluções inteligentes. No Inbound Marketing a regra é gerar leads. Um ecommerce sem visitas não gera leads e sem leads não há venda. Por isso é tão importante atrair e criar um público engajado e realmente interessado em consumir o seu produto ou serviço. Por outro lado, ter um site com muitas visitas sem vendas também não é interessante, por isso, estratégias de conversão são fundamentais, assim como de relacionamento, para os leads que tem potencial para comprar no futuro.

Dentro de uma empresa precisa haver planejamento, organização e uma parceria dos setores de marketing e vendas para que isso gere uma estratégia eficaz. Além disso, é importante trabalhar com toda a equipe os mesmos conceitos de leads, para que ninguém atire para todos os lados e atraia o que não é necessário e nem efetivo para a empresa. O inbound tem como principal objetivo produzir demanda e gerar oportunidades de negócio. A conversão pode acontecer dentro do próprio site ou pode ser necessário o contato entre um vendedor e o lead, ou seja, o cliente.

Pense nisso: não ter uma estratégia de marketing de atração pode ser um fator determinante para você ficar atrás de seus concorrentes que já estão utilizando essa metodologia. Promova uma boa experiência, conheça seu público, saiba exatamente quem deseja abordar. Os clientes têm uma opinião formada antes de fazer uma compra. Agregar valor ao seu produto ou ao seu serviço é apenas uma das chaves do negócio. As empresas precisam investir em estratégias de SEO, pensar em conteúdo que resolva os problemas do consumidor e desperte o interesse deles. Coloque o seu cliente como protagonista da sua comunicação e alcance o sucesso!