Notícias

Evento

Por: Break | Gustavo de Castro
Evento Versão BR

Em 2021 uma nova gestão começou nos municípios paulistas, seja um novo mandatário ou um prefeito reeleito, a verdade é que uma página em branco começa a ser escrita. Estar no comando da cidade envolve inúmeras responsabilidades, e nem sempre é fácil tornar visível o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura e Câmara da cidade. Pensando nisso, a Associação de Profissionais de Propaganda (APP) de Ribeirão Preto promove o evento gratuito "Os Eleitos", que conta com live dia 10/02, às 19h e um workshop presencial, que ocorre dia 24/03 e as inscrições são limitadas. 

O publicitário, consultor político e diretor da APP Ribeirão, Gustavo de Castro, destaca que os eventos em 2021 têm como objetivo esclarecer aos gestores e agentes públicos o correto uso da publicidade governamental: o que é, como contratar, o que engloba e a prestação de contas ao final. O primeiro encontro será uma live no YouTube da APP, dia 10/02 às 19h, com uma introdução ao tema, já que para muitos gestores, publicidade governamental é uma completa novidade. "A live, conduzida por mim e com a participação do advogado e consultor jurídico da APP, Paulo Gomes de Oliveira Filho, tem o objetivo de apresentar aos agentes públicos o que é preciso fazer para contratar uma agência publicitária e os passos de organização e destinação de verbas para essa atividade". 

 

Gustavo de Castro, diretor da APP Ribeirão, destaca a importância do conhecimento sobre gestão da publicidade governamental para agências publicitárias e órgãos governamentais. Crédito: Divulgação/Versão BR 

Após essa introdução ao tema publicidade governamental, no dia 24 de março das 8h às 12h30, acontece o workshop presencial "Os Eleitos", voltado para os profissionais que atuam na área de comunicação de órgãos governamentais. Em razão de segurança diante do cenário de COVID-19, o evento será limitado para 120 pessoas, no Hotel Mont Blanc em Ribeirão Preto. "Esse workshop, complementando as informações apresentadas na live do dia 10 de fevereiro, abordará como realizar a publicidade governamental, desde as licitações que visam contratar uma agência de publicidade, passando por todo processo de comunicação pública, até a prestação de contas que deve ser feita ao final do processo", explica Gustavo. Considerando as limitações impostas pela pandemia, quem se interessar deve acessar o site oseleitos.com.br para se cadastrar e obter mais informações, mas vale lembrar que as vagas para o workshop presencial são limitadas e exclusivas para agentes públicos.

A publicidade governamental é prevista no artigo 37 da Constituição, e possui uma lei que rege sua forma de execução, a lei 12.232/10, sendo um dever dos gestores para com a população, pois é uma forma de prestar contas das atividades que estão sendo realizadas durante o mandato, e isso se aplica não apenas às prefeituras, mas também às câmaras municipais.
"Uma boa comunicação pública é capaz de melhorar a relação dos governantes com a população, pois torna visível todo o trabalho realizado. Sem uma boa comunicação, a população não tem acesso às etapas que vão se cumprindo nos bastidores e pode passar os primeiros anos imaginando que nada está sendo feito, quando na verdade muito trabalho é executado. Cabe à publicidade mostrar o que está dando certo. E realizar todo esse processo de acordo com a lei é assegurar que durante a gestão está sendo cumprido o dever constitucional de prestação de contas com a sociedade", ressalta Gustavo. 

A APP Ribeirão vem realizando workshops e contribuindo para o aprimoramento de agências publicitárias e organizações governamentais desde 2017. 

 

Acesse: www.youtube.com/appribeirao e inscreva-se no canal.