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Especialistas discutirão cenário da Propaganda nas eleições deste ano

Por: Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Especialistas discutirão cenário da Propaganda nas eleições deste ano

Pesquisa feita com 1.500 pessoas de 108 cidades apontou perfil dos futuros chefes do Executivo que o eleitor deseja

           
           “Como fica a Propaganda nas Eleições 2020?” será o tema da discussão que reunirá, nesta terça-feira (11/08), três especialistas com ampla experiência no assunto. Gustavo de Castro, diretor da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda) e membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos; Eduardo Soares, vice-presidente da entidade, professor universitário e consultor em Marketing Digital; e Luiz Eugenio Scarpino, especialista em Direito Eleitoral. 

            O Congresso Nacional aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional que alterou o calendário eleitoral de 2020 em razão da pandemia de Covid-19. O 1º e o 2º turnos estavam agendados, respectivamente, para 4 e 25 de outubro. Foram adiados para 15 e 29 de novembro. Além disso, há uma série de mudanças que os candidatos, majoritários e proporcionais, deverão seguir em termos de propaganda nas campanhas. Estes serão os pontos principais da discussão. 

            “Falaremos sobre o que pode e o que não pode nestas eleições, já que muita coisa mudou na Propaganda, e sobre a importância do Marketing Digital neste momento. Estaremos ao vivo e queremos muita interação com as pessoas que nos assistirem. Aqueles que tiverem dúvidas poderão perguntar e responderemos”, ressalta Soares. A discussão acontecerá em uma live, dia 11 de agosto, às 19h30, no canal do youtube da APP Ribeirão: www.youtube.com/appribeirao

Imensos desafios em 2020

            Segundo Scarpino, a atividade desta terça-feira pretende situar o público em geral – curiosos e aqueles que estão ou estarão envolvidos no processo eleitoral, como candidatos, cabos eleitorais, profissionais de Comunicação, advogados, contadores, entre outros profissionais – sobre o novo cenário legal para a Propaganda. Também será um momento importante para todos entenderem o que se pode esperar de diferente desta eleição em relação a pleitos anteriores.

            O especialista em Direito Eleitoral diz que os desafios deste ano “serão imensos”. Alguns aspectos que vêm sendo percebidos nos últimos tempos também ficarão evidentes, agora em 2020, como o tempo de campanha que vem diminuindo ano a ano e a arrecadação financeira que, mesmo com a existência de fundos públicos, não aliviará as dificuldades de candidaturas municipais em grande parte do Brasil.

            “A campanha de rua, a sola de sapato, atualmente, perde efeito e importância com o natural advento da popularização das Redes Sociais e as medidas de isolamento social que chegaram com a pandemia. Além disso, temos um cenário de imensa polarização política e desinformação profissionalizada, as conhecidas Fake News. Estes são elementos que prometem exigir imensa organização dos candidatos e suas equipes”, ressalta Scarpino.

Perfil dos futuros governantes

            Castro apresentará, durante a live, uma pesquisa quantitativa feita pela empresa HC7 Pesquisa e Inteligência de Mercado, em julho último, por telefone, como 1.500 pessoas de 108 cidades brasileiras. O levantamento, realizado nas cinco regiões do país, mostra o perfil esperado dos futuros governantes a partir do interesse dos eleitores, levando-se em conta a realidade atual das Redes Sociais – notadamente, Instagram, Facebook e plataformas de busca, como o Google.

            A pesquisa mostrou como o eleitor brasileiro avalia a conduta dos candidatos quando o assunto é a corrupção presente nas instâncias públicas, o tipo de discurso político e social, o apoio que ele dá ou recebe dos governadores de seus estados e, até mesmo, seu relacionamento com o presidente da República.

“Uma praga a ser combatida”

            Na avaliação do especialista em Marketing Político, o maior problema que todos os candidatos enfrentarão, será o estrago às campanhas causado pelas Fake News. “Esta é uma praga a ser combatida por todos. Não podemos aceitar o ‘vale tudo’ para ganhar. O eleitor tem que estar atento para não ser enganado ou manipulado. Acompanhe os debates pela TV. Não fique alheio ao seu futuro”, diz Castro.

            O diretor da APP Ribeirão ressalta que também será abordado um item de extrema importância para as administrações públicas: os prazos em relação a suas publicidades institucionais e de utilidade pública.