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Core Web Vitals: já conhece as mudanças do Google que podem impactar até 90% dos sites?

Por: Artigo Fernando Villena
Core Web Vitals: já conhece as mudanças do Google que podem impactar até 90% dos sites? Divulgação

O Google, em 2020, já vinha sinalizando uma mudança drástica em seu algoritmo criando “as principais métricas da web”.

O poderoso Google incluiu mais 3 fatores de análise para determinar o rankeamento dos sites em seu mecanismo de busca. Então, está entrando em vigor o Core Web Vitals, que muda o jeito como trabalhamos as otimizações de SEO que conhecemos atualmente.

Passou a entender como seus usuários interagem nos sites, levantando questões como: qual tempo o usuário espera para carregar todo o site pelo celular? Tem dificuldades em preencher formulários? As informações são encontradas com facilidades? Essas questões começaram a ser levadas em considerações para a criação das Métricas essenciais da WEB.

“Na minha opinião, essas métricas são excelentes e só vêm contribuindo ainda mais para a experiência do usuário dentro dos sites. Basta se ajustar que todos saem ganhando!”

Agora é a vez de focar na experiência do usuário (UX)!

Resumindo, o Core Web Vitals é um conjunto de métricas que avalia a experiência do usuário quando acessa uma página! As métricas estão relacionadas à velocidade do site ou LCP, capacidade de resposta ou FID e estabilidade visual ou (CLS), que o Google adiciona agora em 2021 em seu algoritmo. A ideia é focar na vivência do usuário ao acessar alguma página na web. E esse experimento também leva em consideração sites mobiles, portanto, sites que não são responsivos está fora do jogo, ok?

Vamos entender as métricas?

LCP - Largest Contentful Paint: Essa métrica mede em quanto tempo a página carrega, ou seja, mede a velocidade de carregamento assim que o primeiro elemento principal da página foi carregado (chamamos de primeira dobra). Pode ser um logo, um vídeo, imagem ou texto.

Essa métrica deve estar dentro de 2,5 segundos após o início do carregamento da página.

Uma estratégia para melhorar o LCP é limitar a quantidade de conteúdo que você exibe no topo ou primeira dobra das suas páginas. Procure colocar apenas informações extremamente importantes e indispensáveis ao usuário.

Outro detalhe importante: o LCP também pode ser afetado por um servidor lento, códigos javascript ou CSS bem carregados.

FID – First Input Delay: Essa métrica vai mensurar o tempo de resposta do seu site quando o usuário faz qualquer tipo de ação, por exemplo: clica em algum botão, já que essa interação não deve ultrapassar 100milissegundos.

CLS - Cumulative Layout Shift: Essa métrica é um pouco trabalhosa de ajustar, mas ela avalia a estabilidade visual do seu site e mede comportamentos “inesperados em relação ao seu layout” assim que a página carrega. Banners com dimensões desajustadas, a situação clássica quando o usuário é direcionado à outras páginas e tem dificuldade de encontrar conteúdos e Pop-ups prejudicam a navegação do usuário. Ou seja, ele avalia ações inesperadas que possam deixar a experiência do usuário prejudicada.

CLS abaixo de 0,1 é considerado muito bom!
CLS entre 0,1 e 0,25 é razoável!
CLS acima de 0,25 é ruim e precisa de ajustes urgente!

Além dessas 3 métricas do Core Web Vitals, fique atento a outras:

HTTPS – Certificado de segurança: ative isso o quanto antes.
Pop-ups – Aqueles que atrapalham a navegabilidade estão fora do jogo!
Mobile Friendly – A navegação do usuário tem que ser otimizada em dispositivos móveis.

Siga essas dicas e você não terá problemas com o novo algoritmo do Google e poderá levar uma experiência melhor para seus clientes e usuários. Pense nisso!

 

Fernando Villena
CEO Hórus On-line
Diretor APP Ribeirão

@fernandocvillena