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Cannes 2016: Publicidade perde força sem ideias

Por: propmark
Cannes 2016: Publicidade perde força sem ideias

Representante brasileiro no júri do Titanium & Integrated Lions, Luiz Sanches acredita que o número menor de integrantes e de trabalhos inscritos nessa competição do Festival de Cannes faz dela a mais desejada pelos publicitários. Na sua avaliação, a ideia deve nortear a atividade. Caso contrário, perde relevância. Sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, Sanchez acumula 124 Leões na sua carreira. Sanchez começou na Almap, em 1996, e já foi premiado nesse primeiro ano. Ele é um dos primeiros brasileiros formados pela Berlin School of Creative Leadership. Vejam os principais pontos da sua entrevista.

Publicidade hoje

Ela corre sério risco de perder relevância com os clientes se a entrega criativa for desprovida de ideias. Há uma pressão por um lugar seguro, safe slo. É preciso arriscar mais, muito mais, sair da zona de conforto.

Benefícios

Os pontos de contato ganham quando acessam ideias capazes de surpreender. Uma ideia se faz expressar por si mesma. Agora, se a inovação for a base da ideia, ela envelhece no dia seguinte. Nossa publicidade precisa ter orgulho de mostrar seu passaporte. Essa identificação deve ser com ideias. Mas, uma ideia não tem nacionalidade; ela não depende de um país. É muito importante para o mercado criar uma reputação com os cupons que gera. A agência não aparece no dia a dia das pessoas, mas cria relevância.

Crise

Só posso dizer que quem pisar fundo, acelerar, vai se dar bem. Mas precisa acreditar que uma boa ideia faz a diferença. Em tempo de crise, quem tem uma boa ideia é rei. A crise da economia brasileira pode ser uma oportunidade. Uma ideia gera negócios e valor. Isso significa que ela exerce influência na participação e no volume de remuneração. O anunciante está valorizando esse tipo de agência.

Concorrência

O mercado está colocando em primeiro lugar as negociações financeiras. É por esse motivo que evitamos participar de processos seletivos, principalmente quando o ponto principal é o dinheiro envolvido. Quando um cliente quer uma agência pela sua capacidade de gerar ideias, a AlmapBBDO não faz objeção de participar. Fomos convidados pela C&A para uma concorrência. Eles deixaram claro que a intenção era privilegiar a melhor ideia para a marca. O mesmo ocorreu com a iFood, que usou esse mesmo critério. Quando é assim, não recusamos concorrências.

Cenário ideal

Não é a através da exposição de peças que um anunciante vai tomar uma decisão sobre uma agência. O raciocínio estratégico é capaz de fazer a diferença. Não colocar a ideia no centro, abre caminho para produções especulativas.

Significado de Cannes

É simplesmente o Oscar da publicidade mundial. O movimento das cartas se estabelece no festival. Assim como a definição das principais tendências. Vejo um interesse maior dos Estados Unidos no festival. Antes eles eram mais preocupados com o mercado local.

Presença de clientes
A mudança de formato, que passou a dar maior ênfase à presença de clientes, foi um ganho que os profissionais de criação devem valorizar. Os clientes estão gostando do festival e isso é muito bom para a indústria. É uma oportunidade para se fazer relacionamento.

Áreas
O Cannes Lions cresceu verticalmente. São muitas áreas e categorias, mas muito poucas agregam trabalhos relevantes. Como balizar qualidade com tantos jurados?

Titanium
É uma competição diferenciada e é tratada como uma espécie de elite da propaganda. O júri é menor, assim como o volume de inscrições, mas a complexidade é maior. E o presidente é John Hegarty, um dos criadores da BBH. É um júri que busca o diferente; outro jeito. Já participamos do prejulgamento e observei repetições de formatos. Faltam peças espetaculares como Dumb ways to die, que conquistou o Grand Prix de Integrated.